Fabulação de Passarolas | parte 3

Zine Voador
2 min readMar 22, 2021

[reconstituição do voo]

Após um longo período de laboriosas pesquisas e montagens, nossa empreitada de reconstrução do modelo original da Passarola de Gusmão foi interrompida devido a uma tragédia, um desastre natural.

desastre natural

Contudo, solidariamente e em comemoração ao recente e bem sucedido lançamento do primeiro satélite de observação terrestre inteiramente realizado no território brasileiro [lançamento do AMAZONIA 1], não podíamos abandonar os esforços realizados e deixarmos a passarola ser mais uma vez esquecida.

Treinada para lidar com situações extremas, nossa equipe rapidamente elaborou outra abordagem para levar a cabo nosso compromisso de apresentar uma concepção técnicopoética da maravilhosa
invenção.

Assim como no primeiro voo do protótipo do século XVIII, pudemos entender que a passarola é uma máquina complexa e que mantém seus mecanismos de funcionamento em segredo.

Notamos também que aquilo que conseguimos observar na passarola nem sempre serve estritamente ao processo de equilibrar-se no ar.

Além disso, o equilíbrio é frágil e necessita de compensações delicadas e constantes.

Sem mais delongas, apresentamos uma reconstituição fiel da investida em que a imaginação e o engenho humano superaram a gravidade e mantiveram corpos flutuando no ar, possivelmente pela primeira vez (e não por muito tempo).

Créditos da reconstituição:

Composição visual e trilha sonora — Augusto mojica

Confecção das asas e fotografia adicional — Daiana Carvalho

--

--

Zine Voador

Experimento artístico entre o Sesc Guarulhos e Sesc Itaquera fala sobre objetos voadores para o FestA! — Festival de Aprender — 2021